segunda-feira, 5 de março de 2012

Bolo Húmido de Laranja e Limão


Temos uma cachorrinha nova em casa e por nova não quero só dizer que a temos à pouco tempo mas também que ela ainda não tem 2 meses. Tão pequenina como ela é depende muito de nós e precisa de muita atenção e companhia.
Como tal muito do meu tempo nos últimos dias tem sido passado na cozinha para lhe fazer companhia. Ela chora quando se vê sozinha e nós queremos manter uma boa vizinhança. Já para não falar que nos corta o coração de ver uma coisa tao fofinha e querida a chorar.
Sim, tenho consciência de que ser assim para com os animais, humaniza-los no fundo, não é o melhor para eles nem para nós mas é tao difícil…
Bem, para tentar refrear o meu impulso de andar sempre com ela ao colo e de a mimar de morte, tento distrair-me enquanto estou na cozinha…e que posso eu fazer na cozinha??? Hummm…não sei…talvez cozinhar…ou melhor…fazer um bolo!!!
E este foi o bolo que saiu da minha tarde de domingo…




Os meus colegas de trabalho, com quem eu dividi a carga calórica do meu bolo, acharam o sabor muito parecido com o gelado Fizz da Olá.
Tem um sabor agradável e vai ser perfeito para uma tarde de verão.

Espero que gostem!
K.
Bolo Húmido de Laranja e Limão

Ingredientes:

50g manteiga, temperatura ambiente
220g açúcar
1 ovos
160g farinha
2 limões, raspa e sumo
1 laranja, raspa e sumo
¼ colher chá de fermento
½ colher chá de sal
90ml soro de leite (se não encontrarem podes deitar 1 colher de chá de vinagre ou sumo de limão em 90 ml de leite e deixar repousar 5 minutos)
1 colher chá de extracto de baunilha

Para o xarope:
2 limões, sumo (cerca de 100ml)
100g açucar

Para o glace:
100g açúcar em pó
3 Colheres de sopa de supo de limão

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Untar e polvilhar com farinha mini-formas ou uma forma retangular.
Bater a manteiga com o açúcar até ficar cremoso.
Adicionar o ovo e as raspas de limão e laranja.
Numa taça misturar a farinha, o sal e o fermento.
Noutra taça misturar os líquidos: o soro de leite, os sumos e a baunilha.
Adicionar alternadamente a mistura de farinha e a mistura liquida.
Verter a mistura para as formas e levar ao forno cerca de 30 minutos até um palito inserido no centro do bolo sair seco.
Tirar do forno e deixar arrefecer enquanto se faz o xarope.

Para o xarope:
Num pequeno tacho aquecer o sumo e o açúcar até o açúcar dissolver.
Deixar arrefecer uns minutos.
Picar o bolo com um palito e entornar o xarope por cima. Deixar repousar.
Antes de servir fazer o glacé simplesmente por mistura o acuar com o sumo de limão e verter sobre o bolo de forma a que caia sobre os lados.

Eu descobri que no dia seguinte o sabor era bem mais intenso e as várias pessoas que provaram acharam que sabia ao gelado ‘Fizz’ pelo sabor intenso a limão.

Podem substituir a mistura se sumos só por sumo de limão ou de laranja.

Espero que gostem!
K.

Sem comentários:

Enviar um comentário